Medidor de grãos G610i é destaque da Gehaka na Femagri

Home > Novidades > Sala de imprensa

Projetado e desenvolvido pela Gehaka, tradicional fabricante de instrumentos de medição para controle de qualidade de grãos, o G610i,  foi especialmente criado para  acompanhamento e controle das colheitas no campo, na secagem e na armazenagem dos grãos e estará exposto no período de 12 a 14 de fevereiro, na  Femagri, evento referência nacional em  negócios para o café,  em Guaxupé - Minas Gerais.

O objetivo da empresa ao participar desse evento, segundo o seu presidente, Christian Kaufmann, é levar ao mercado tecnologia de ponta, expondo um equipamento portátil, que possui balança digital incorporada tornando a pesagem da amostra mais ágil e exata, o que gera resultados mais precisos e confiáveis.

Ao longo dos três dias de evento, o medidor G610i será o destaque no estande da Gehaka, que mede o teor de umidade dos grãos por meio de um funcionamento totalmente digital e permite acompanhar e controlar as fases da colheita, secagem, armazenagem e comercialização, processo que, hoje, é determinante para o público alvo do evento, os cafeicultores, já que esse é um medidor de umidade reconhecido pelo produtor rural.

Segundo o diretor de engenharia da Gehaka, Alexandre Fernandes, o medidor é intuitivo e de fácil operação, o que facilita o dia a dia e dinamiza a medição. Fernandes ainda ressalta que o equipamento, funciona com bateria de 9 volts ou ligado à rede de energia elétrica. E, mesmo tendo como principal característica a medição, tem a mesma seleção de curvas de calibração para cada tipo de grão.

“Com esse medidor, ao monitorar o processo de controle de qualidade do grão, o cafeicultor tem a garantia do melhor controle possível do grão”, explica Kaufmann, que acrescenta: “O G610i possibilita a análise da umidade utilizando a tecnologia FLOW THRU. Não existe a necessidade da pesagem externa da amostra, as correções de temperatura, e peso são executadas automaticamente, sem o uso de nenhum outro recurso, nem tabelas adicionais. As curvas de calibração de cada cereal foram obtidas nos laboratórios da Gehaka, utilizando amostras colhidas de diversas áreas de plantio no Brasil. Com a utilização do método padrão de estufa como referência foram criadas as escalas de medida de cada produto. Essas curvas foram transferidas para a memória do G610i e são facilmente identificadas pelo nome do produto e sua versão”.

Assistência técnica na Femagri
Nesta 19ª edição da Femagri, a Gehaka oferecerá serviços de assistência técnica diretamente aos cooperados que já têm os modelos G600, G600i e G610i e querem que ele funcione com toda a eficiência na próxima safra.
O trabalho é bem objetivo. O produtor poderá levar o seu medidor de umidade de grãos tipos G600, G600i ou G610i ao estande da Gehaka, durante o período em que estiver visitando o evento. Será feita uma avaliação inicial por técnicos da fábrica, que verificarão o estado geral do aparelho. A seguir, no ato, o orçamento será apresentado ao cliente, que autorizará o serviço ou não. Caso o cliente não retire o aparelho até o fim da feira, o medidor será entregue ao núcleo indicado pelo evento, que realizará a devolução. O valor do serviço será debitado da conta do cooperado na cooperativa.
“Os produtores rurais entenderam a importância de o medidor passar por uma revisão anual antes de utilizá-lo na próxima colheita. A cooperativa sempre mantém os seus equipamentos revisados e atualizados, assim os resultados serão semelhantes e não haverá as tradicionais discussões com os cooperados”, analisa Kaufmann.
De acordo com o presidente da Gehaka, os medidores antigos, tipo Dole400 (importado) e Geole400, com tecnologia obsoleta, que são totalmente analógicos e foram descontinuados há mais de 15 anos, não têm mais qualquer possibilidade de reparo ou manutenção.

Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy
Cidade: Guaxupé - MG
Data: De 12 a 14 de fevereiro de 2020
Horário: 08:00 - 18:00