Validação: Importância da Qualificação de Performance nos Sistemas de Purificação de Água

Home > Novidades > Blog

Você sabia que a qualificação de Performance de um Sistema de Purificação de Água é o fechamento de um ciclo de Qualificação e o início de um processo de Validação?

 

Partindo de etapas anteriores já prontas, em que toda a instalação está verificada, assim como peças, desenhos, fluxogramas, identificações, entre outros, agora que tudo está checado e operando corretamente, chegou a hora de verificar se o conjunto produz água de qualidade, aceitável e com a robustez desejada.

 

Como fazer isso?

 

Essa etapa é chamada de Qualificação de Performance! Uma etapa em que a indústria já comprou um sistema de purificação de água, mas deve agora executar suas análises de água, tais como condutividade, Análise de Carbono Orgânico Total – TOC e microbiologia em todos os pontos de uso por um longo período, e, de forma repetitiva.

 

Essa tarefa de análise é repartida em 3 períodos, pois a criticidade é reduzida à medida em que os resultados vão se apresentando em conformidade com o esperado. São eles:

 

  1. Por 30 dias todos os pontos e análises (sem a utilização de água);
  2. Por um período adicional de mais 15 dias, porém, os testes da fase 1 precisam estar aprovados (com utilização de água);
  3. Por um período de até um ano (já com o uso da água e elegendo-se os pontos de maior risco do sistema).

 

Concluído essa fase de trabalho e juntando toda a documentação dos protocolos, consideramos o sistema válido. Após, é necessário fazer um relatório final mencionando tudo que foi feito detalhadamente, isto é, com prazo, períodos e resultados encontrados, afinal, essa será a documentação que será solicitada pelo órgão que fiscaliza a indústria.

 

Reconhecendo a importância desse processo, a Gehaka conta com uma equipe capacitada e treinada para auxiliar todos os parceiros que se encontram na etapa do êxito da validação do sistema de purificação de água.

Entre em contato e fale com nossos consultores!