Tipos de feijão e medidores

Home > Novidades > Blog

O feijão é um importante grão alimentício para o consumo humano, principalmente no Brasil. Há mais de 40 mil variedades dessa leguminosa, com mais de 23 milhões de hectares cultivados em todo o mundo, isto é, mostra-se de alta importância para todos, se tornando o principal alimento diário de 300 milhões de pessoas. Essa alta produção do feijão vem, em especial, do Brasil, sendo o maior produtor de feijão comum do mundo, tendo como os estados do Paraná, Minas Gerais e Bahia como grandes produtores. Segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a estimativa de produção para a safra 2021/22 está em torno de 288 milhões de toneladas.

Nos dias atuais, o aumento da busca por feijões, além do carioca, tem crescido, destacando o vermelho e preto, que já ocupam um lugar na preferência do brasileiro. Contudo, com tantas variedades de tipos, há também diversidades nas texturas, cores, sabores e até mesmo utilidades culinárias. Por exemplo, o carioca é o feijão mais consumido no Brasil, correspondendo a 85% das vendas, enquanto o feijão preto é aquele apreciado em todo o país como ingrediente essencial da feijoada ou da culinária mexicana. Após, vem o feijão branco, com caldo ralo e casca fina, sendo o menos popular, o feijão fradinho, aquele grão que não produz caldo e tem sabor frutado, geralmente utilizado no preparo do acarajé, ou, o feijão cavalo, de tamanho grande e coloração marrom-avermelhada, que não forma muito caldo e se mantém firme quando cozido.

Os gostos são variáveis, mas o importante é que todos os grãos apresentam alto valor nutricional em função da quantidade de carboidratos, fibra alimentar, minerais, proteína, lipídios, entre outros. Portanto, para garantir todas as proteínas e suas qualidades, é preciso estar atento em todos os processos, ou seja, utilizar os medidores de umidade para avaliar grãos, isso porque, por meio deles, consegue-se a medida percentual da relação entre a quantidade de água e a massa total da amostra (% U). Além disso, assim como os feijões, a Gehaka oferece diversos tipos de medidores com curvas que atendem a toda essa diversidade.

Não se pode esquecer também que, os grãos, assim como outros produtos agrícolas, são comercializados em unidades de peso. Com isso, a quantidade de umidade presente no grão afeta diretamente seu peso e, consequentemente, o seu valor comercial. Por isso, é de grande importância conhecer o teor de umidade dos grãos em cada uma das etapas do processo produtivo: desde a colheita, secagem, armazenamento, comercialização e industrialização.