Prejuízos que agentes biológicos causam aos grãos

Home > Novidades > Blog

A ocorrência de agentes biológicos como fungos, insetos, pragas e micotoxinas ocasionam diversos prejuízos, e sua ocorrência está relacionada diretamente com o manejo durante a produção, colheita e pós-colheita dos grãos. A contaminação geralmente acontece durante o processo de produção na lavoura, mas também pode ocorrer durante o armazenamento seguindo por todos os processos, e em último caso, podendo chegar até à mesa do consumidor. 

Os grãos ardidos são grãos infectados por micotoxinas sendo que esse dano causado leva à desvalorização total do produto, causando alterações de cor, degradação de proteínas, carboidratos e açúcares, além da redução da massa do produto, da qualidade nutricional, desclassificação, redução do valor comercial, entre outros. A ocorrência de grãos ardidos nas cargas de grãos é comum e a classificação desses grãos é regulamentada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) através das instruções normativas nº 60/2011 e nº 11/2007. 

No caso do milho, são considerados grãos ardidos aqueles “que apresentam escurecimento total, por ação do calor, umidade ou fermentação avançada atingindo a totalidade da massa do grão, sendo também considerados como ardidos, devido à semelhança de aspecto, os grãos totalmente queimados” (IN n.º 60/2011). Já no caso da soja os grãos ardidos são “grãos ou pedaços de grãos que se apresentam visivelmente fermentados em sua totalidade e com coloração marrom escura acentuada, afetando o cotilédone” (IN n.º 11/2007).

Importante a ressaltar é que, após a colheita, o teor de umidade é crucial para preservar a qualidade dos grãos e evitar as contaminações. Além disso, todos os equipamentos devem ser ajustados para proceder a máxima limpeza da massa de grãos, removendo impurezas, grãos danificados,e materiais estranhos.  É imprescindível realizar a operação de secagem de forma correta, pois só assim irá garantir a redução e uniformidade do teor de umidade a níveis que não permitam o desenvolvimento de fungos. Os grãos ardidos de milho podem ser causados por erros durante a secagem, por isso a indústria deve estar atenta aos cuidados em todas as etapas.   

O armazenamento merece atenção especial, para preservar a qualidade do produto e permitir que o produtor guardar sua produção por longos períodos e comercializar no momento ideal, conseguindo os melhores preços. A infestação de pragas como a traça-dos-cereais e caruncho em grãos armazenados é outro problema que pode ocasionar prejuízos ao produtor, já que os insetos podem causar: perda de peso dos grãos, perda do poder germinativo e do vigor da semente, que acarretam perdas na qualidade e menor valor econômico do produto. 

 As boas práticas agrícolas ainda são as melhores formas de prevenção contra a contaminação dos grãos, sendo essas estratégias simples e práticas. O monitoramento constante dos silos e unidades armazenadoras permite a ação no início do problema. A sonda a vácuo SAV 2000 da Gehaka permite a retirada de amostras em grandes profundidades, e a ponteira de expurgo possibilita a inserção de pastilhas na massa de grãos e tratamento em todo o perfil da massa de grãos. Reconhecendo essas boas práticas e todos os cuidados, a produção só tem a ganhar! Conheça os produtos Gehaka para auxiliar neste processo. Entre em contato.