Medidores de umidade de grãos

Home > Novidades > Blog

A medição da umidade nos grãos é crucial, pois o teor de água presente neles afeta as condições de armazenamento e o peso. Ao adquirir grãos, é necessário avaliar o conteúdo de umidade para determinar se está acima dos limites estabelecidos, a fim de garantir um armazenamento seguro. Caso a umidade ultrapasse o limite definido para cada tipo de grão, o comprador deve secá-los antes do armazenamento.

A secagem dos grãos é essencial, pois altos níveis de umidade promovem o crescimento de microrganismos, resultando em grandes perdas, além disso, grãos úmidos atraem insetos e sofrem alterações nas propriedades químicas e físicas.

Se o comprador precisar secar os grãos, ele repassará os custos desse processo para o vendedor (geralmente o agricultor). Os grãos são comprados e vendidos com base em seu peso, e quando passam pelo processo de secagem para reduzir a umidade fora do padrão, o peso da massa de grãos também diminui, portanto, o comprador aplicará descontos no preço final para recuperar os gastos com a secagem e a redução de peso, afetando o valor recebido pelo agricultor. 

Métodos para medição da umidade em grãos

Existem diversos métodos para medir a umidade dos grãos, sendo o mais comum, submeter uma amostra à secagem em estufa até atingir peso constante, ou seja, quando toda a água livre dos grãos evaporou. O tempo de secagem em estufa para medição de umidade varia de 3 a 72 horas, dependendo do tipo de grão e da metodologia utilizada. 

Em transações comerciais de compra e venda de grandes quantidades de grãos, que exigem medições rápidas, são utilizados instrumentos eletrônicos específicos para medir a umidade dos grãos inteiros. Esses instrumentos são desenvolvidos com tecnologia especializada para proporcionar resultados equivalentes aos obtidos pelo método padrão de secagem em estufa. 

O INMETRO

No Brasil, desde 2017, o INMETRO é responsável por definir os critérios de avaliação de qualidade e a precisão dos instrumentos medidores de umidade de grãos, utilizados em transações comerciais. O instituto realiza a aprovação técnica dos modelos de medidores disponíveis no mercado, bem como, verifica os equipamentos logo após a fabricação e realiza fiscalizações em campo a fim de garantir o cumprimento das normas.

As exigências do regulamento técnico metrológico (RTM), que foi publicado pelo INMETRO em 2013, fez com que os fabricantes de medidores de umidade de grãos (MUG) adotassem procedimentos muito mais rígidos em termos gerais de qualidade e de segurança das medições que são realizadas nestes equipamentos, e que têm início na elaboração do projeto, durante todo o processo de fabricação e vão até a entrega final dos instrumentos aprovados para os usuários finais.