Entenda quais são os cuidados necessários durante a colheita do arroz

Home > Novidades > Blog

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo, sendo cultivado em mais de 100 países e servindo como base da alimentação de cerca de metade da população global. Dentre as etapas produtivas, a colheita do arroz é um dos processos mais importantes, requerendo alto nível de qualidade por parte dos agricultores.

A colheita do arroz em áreas alagadas é geralmente realizada no final do verão ou início do outono, quando os grãos já estão maduros e prontos para serem colhidos. E sua primeira etapa é a drenagem dos campos. Essa fase consiste em esvaziar a água dos canais de irrigação e das áreas submersas onde o arroz foi plantado. Isso é feito para permitir que os grãos amadureçam completamente e para facilitar a colheita.

Esse processo é feito de duas maneiras: manualmente ou com o uso de máquinas. A colheita manual é a forma mais antiga e tradicional de colheita do arroz. Já a colheita mecanizada é uma técnica mais moderna e eficiente, que permite uma maior produtividade e redução de custos. Nesse método, uma colheitadeira especializada é usada para cortar as hastes do arroz, separar os grãos das palhas e depositá-los em um tanque de armazenamento.

Mas, independente do método de colheita, o processo de análise do teor de umidade dos grãos é de extrema importância ao produtor. Isso porque, dependendo do nível de umidade, grandes prejuízos são gerados. E para evitar esses prejuízos, o nível ideal para a maioria das cultivares de arroz deve estar entre 16% e 23%.

Se os números estiverem acima desse percentual, pode levar ao aparecimento de fungos, bactérias e outras doenças, além de diminuir a qualidade e reduzir seu tempo de armazenamento. Por outro lado, se a umidade estiver muito baixa, os grãos podem rachar e quebrar, resultando em perda de qualidade e na precificação na hora do beneficiamento.

E embora existam técnicas tradicionais para avaliar e determinar o teor de umidade no campo, elas não são precisas quanto um equipamento. E é aí que entram os medidores de umidade de grãos.

Os medidores de umidade são compostos basicamente de três instrumentos, são eles: capacímetro, balança e termômetro, com base nessas grandezas, o equipamento pode calcular o teor de umidade dos grãos de forma precisa e rápida.

Com esses resultados em mãos, os agricultores podem usar as informações para ajustar as configurações da colheitadeira e garantir que o arroz seja colhido com a melhor qualidade durante o processo de armazenamento.

Conte com a Gehaka, especialista no desenvolvimento e fabricação de uma ampla variedade de equipamentos de medição de umidade.

Entre em contato conosco e saiba mais.