Controle Estatístico de Pesagem
Produtos pré-medidos são aqueles que são embalados e medidos antes de chegar ao consumidor final, sem a sua presença durante a medição. Esses produtos estão presentes em diversas categorias, como alimentos, produtos de limpeza e materiais de higiene pessoal, entre outros.
A quantidade indicada deve estar claramente especificada no rótulo ou na embalagem do produto e deve refletir com precisão o conteúdo real, descontando o peso da embalagem.
A precisão na medição e embalagem de produtos pré-medidos é importante,não apenas para cumprir as expectativas dos consumidores, mas também para atender às regulamentações governamentais. Normas rígidas determinam que o conteúdo dos produtos devem corresponder exatamente ao indicado na embalagem. Caso contrário, as empresas podem enfrentar multas severas e danos à sua reputação.
Para garantir que os produtos pré-medidos estejam dentro das especificações e atendam às normas, as empresas utilizam o Controle Estatístico de Processo (CEP), que é uma metodologia que aplica técnicas estatísticas para monitorar e controlar os processos de produção.
5 etapas importantes do processo do controle estatístico:
- Monitoramento Contínuo: Coleta dados, proporcionando uma visão contínua do processo produtivo.
- Análise Estatística: Identifica variações e padrões nos dados de produção, permitindo a detecção de problemas antes que afetem a qualidade do produto.
- Redução de Desperdícios: Ao detectar variações rapidamente, as empresas podem corrigir problemas e reduzir desperdícios de materiais e tempo.
- Conformidade Regulamentar: Ajuda a garantir que os produtos atendam às normas, evitando multas e recall de produtos.
- Tomada de Decisão Informada: Fornece dados precisos para que os gestores possam tomar decisões baseadas em fatos, ajustando o processo conforme necessário.
Para a indústria farmacêutica, o monitoramento ainda é mais rigoroso no peso de fórmulas, para assegurar a qualidade e a eficácia dos medicamentos. Uma das queixas comuns é super dosagens ou subdosagens das formulações, aumentando assim o retrabalho dos manipuladores por conta de lotes não conforme .
Dessa maneira, ter um controle específico para obter o monitoramento no processo de encapsulamento, excluir riscos de tratamento para os pacientes se faz fundamental.