COMO REAPROVEITAR LODOS SANITÁRIOS

Home > Novidades > Blog

Atualmente surge uma constante ampliação dos sistemas de tratamento de esgotos sanitários em nosso país, o que contribui efetivamente para a manifestação de lodos nessas novas estações de tratamento de efluentes (ETE). Esses lodos sanitários apresentam um alto potencial de reaproveitamento em outras atividades fora do setor, sendo assim, uma excelente oportunidade para incremento de receita, ajudando também a evitar uma contaminação ambiental com seu descarte.

 

Entre as principais atividades que podem ser beneficiadas com esse reaproveitamento, temos as atividades agrícolas, onde o lodo, também conhecido como biossólido, vem sendo amplamente aceito como adubo, já que fornece nutrientes importantes e altera propriedades físicas, químicas e biológicas para benefício do solo na produção.

 

Além disso, esse método também é usado para a compostagem, sendo um fertilizante nitrogenado que eleva o pH do solo e diminui sua acidez. Plantações de cana-de-açúcar, café, milho e arroz respondem bem à fertilização através do lodo, e alguns estudos também apontam sua utilização na recuperação de áreas florestais degradadas.

 

Outra atividade que pode vir ser valorizada com a utilização dos lodos, é a construção civil, uma vez que esse material pode ser calcinado e usado como parte do agregado miúdo do concreto, em adição de porcentagens de 5, 10 e 15%, na produção, com efeitos positivos na trabalhabilidade e resistência final. E por fim, o setor de produção de biogás, que o consome em sua geração de energia renovável.

 

A Gehaka, referência no mercado em oferecer recursos e melhorias tecnológicas, traz como auxílio a esses setores seu Analisador de Umidade IV 3100, que conta com uma lâmpada halógena para medir o percentual de umidade do lodo, auxiliando no estudo de suas características e adequação ao destino pretendido, entre os exemplificados acima.