Classificação de Grãos: por que a umidade é importante?

Home > Novidades > Blog

O teor de umidade do grão é um dos fatores mais importantes dentro da classificação de grãos. Com isso, é de extrema importância que o produtor rural saiba o momento certo de fazer a colheita.

Para preservar a qualidade do grão, em geral, é desejável que a umidade atinja padrões em torno de 13%, conforme instruções normativas elaboradas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Por exemplo, grãos com umidade superior a 14% além de sofrerem descontos em R$, quando partidos e/ou trincado tornam-se portas de entrada para patógenos que deterioram a qualidade e colocam em risco a segurança alimentar dos consumidores. Já os que tem a umidade inferior a 12% podem resultar em maior sensibilidade à quebra dos grãos resultando em perdas.

A umidade é o item que causa o maior desconto na amostra em termos de quantidade, também existem descontos significativos como:
  
- Matérias estranhas e impurezas;
- Avariados;
- Ardidos e queimados;
- Esverdeados.

Atualmente, há diversas classes de equipamentos que podem ajudar nesse processo, desde equipamentos portáteis até medidores de umidade, que são homologados pelo Inmetro para transação comercial atendendo a Portaria n° 402 de 15 de agosto 2013, assim, prevenindo desperdícios, perdas de lucros e realizando uma comercialização transparente.

Atendendo as mais diversas demandas, a Gehaka traz inovações e soluções pensando em seu negócio. Para saber mais, entre em contato conosco.