Armazenagem de grãos: o que você precisa saber?

Home > Novidades > Blog

Investir em armazenagem de grãos é garantir que o planejamento estratégico da produção está nas suas mãos e pode ser um grande diferencial na rentabilidade. Armazenar os grãos com segurança, ou seja, protegidos de fatores externos que possam danificar sua integridade, é sinônimo de preservação dos investimentos feitos durante toda uma safra.

O sistema de armazenagem é um dos componentes da Política Agrícola e Pecuária instituída pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cuja finalidade principal é garantir o fluxo de abastecimento constante, proporcionando maior estabilidade de preços e de mercado. A própria Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) possui ações e articulações que envolvem estudo, planejamento e administração. A partir dela, é feita a gestão do Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras, que mostra a localização geográfica dos armazéns brasileiros, informando a razão social, o tipo da estrutura, endereço, quantidade e sua capacidade estática de estocagem.

Além disso, para cada tipo de estrutura, o produtor deve avaliar o custo-benefício, o tempo que pretende deixar sua produção armazenada, o volume e os riscos que corre ao deixar seu produto guardado naquele determinado modelo de armazenagem, para garantir qualidade na distribuição dos grãos.

Antes de ir para o armazenamento, é recomendado que os grãos colhidos estejam limpos, livre de impurezas, restos culturais e doenças. Outro cuidado que deve anteceder o armazenamento dos grãos é a secagem. Ou seja, caso a colheita tenha sido realizada em um percentual de umidade mais alto na lavoura, é necessário diminuí-la.

O controle de temperatura em silos também é um fator que interfere na armazenagem dos grãos. A variação de temperatura afeta a massa de grãos, alterando as características do produto. Outro ponto a ser observado é a umidade. Acima da recomendada, com os pontos levantados em relação à temperatura, contribui para proporcionar um ambiente ideal para a proliferação de insetos e fungos.

Por isso, a Gehaka conta com a linha agrícola, uma linha completa de equipamentos desenvolvida para analisar e classificar sua produção de grãos da colheita ao processamento. Nossos medidores garantem agilidade e precisão na hora de aferir a umidade dos grãos, e nossa sonda a vácuo SAV2000 permite a amostragem e tratamento fitossanitário em unidades armazenadoras.

Entre em contato conosco para mais informações.