Solução para controle de qualidade de grãos é exposta em Expodireto Cotrijal

Home > Novidades > Sala de imprensa

 

Equipamento e sistema integrado à Indústria 4.0 exercem a função de medir a umidade dos grãos e temperatura de forma contínua, com fornecimento interrupto da informação

Desenvolvido em 2019 com o objetivo de assegurar a assertividade na medição de umidade de grãos, o G2000 Medidor dé um dispositivo específico para transações comerciais de insumos agrícolas, fabricado pela Gehaka, e aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que passou por rigorosas análises  a partir de processos de ensaios metrológicos e de segurança. O produto com fornecimento de dados precisos e confiáveis, unido ao sistema G8000, cuja tecnologia tem como função auxiliar na medição de umidade de grãos para secadores, serão expostos na ‘Expodireto Cotrijal’, de 02 a 06 de março, na cidade de Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul.

Com a promessa de diminuir as perdas nas negociações das mercadorias, o fabricante informa que o equipamento é único no mercado que funciona com temperatura de 5 a 50 ºC e a diferença de temperatura entre a amostra e o instrumento: +/- 20 ºC.  “Este produto, desenvolvido por uma equipe de cinco engenheiros durante um ano, exigiu mais dois anos para essa autarquia federal aprovar integralmente o equipamento e finalmente ser comercializado no mercado”, explica Christian Kaufmann, diretor comercial da Gehaka.

Já o G8000 é um sistema, que funciona de forma online, a partir do monitoramento contínuo dos grãos em movimento. Seu sistema é integrado ao uso do secador, que retira a amostra das sementes, mede o teor de umidade e a devolve para aquele equipamento automaticamente. A solução que integra a Indústria 4.0 é composta por medidor, câmara de medida, mostrador, sistema de alarme, acionamentos e controlador lógico programável, e ainda possibilita fazer uma leitura a cada três minutos, com total controle do processo.

O sistema também tem a função de evitar prejuízo para os produtos. “Hipoteticamente, se por uma razão qualquer um funcionário não retirar o produto do secador e os grãos chegarem a 12% em vez de 14%, haverá um prejuízo direto de 2%, porque ele poderia ter entregado água ao comprador e, em vez disso, entregará grão. “Nesse caso, se multiplicarmos o valor correspondente em reais ou mesmo dólares, haverá prejuízos significativos para o vendedor”, diz Alexandre Fernandes, diretor de engenharia da Gehaka.

Sobre o evento

Com o objetivo de contribuir para o desempenho do setor agrícola e promover o conhecimento dos produtores, além de apresentar novas tecnologias desenvolvidas pelas empresas integradas ao projeto, a Expodireto Cotrijal é considerada pelos organizadores uma das maiores feiras internacionais do agronegócio, pois além de reunir inovações, ainda gera oportunidades de negócios e debates ligados ao assunto. O evento ocorre de 02 a 06 de fevereiro, em Não-Me-Toque, cidade localizada no Rio Grande do Sul.


Serviço

Local: Expodireto Cotrijal
Cidade: Não-Me-Toque - RS
Data: De 2 a 3 de março de 2020
Horário: 08:00 - 18:00
Estande: 454
Segmento: Agrícola
Site: www.expodireto.cotrijal.com.br/inicial ou www.gehaka.co