Gehaka expõe linha medidores de umidade de grãos na Agrishow 2019

Home > Novidades > Sala de imprensa

“Os medidores de umidade utilizados em transações comercias de grãos são responsáveis por medições que afetam diretamente as negociações de grandes volumes de produtos e têm um grande impacto econômico”, com essa frase, Christian Kaufmann, diretor comercial da Gehaka, explica a participação da linha de medidores de umidade de grãos  da empresa, destinada a esse segmento, na Agrishow, que acontece no período de 29 de abril a 03 de maio, em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo.

De acordo com ele, a linha exposta é composta por instrumentos de medição, utilizados em todas as etapas do processo produtivo, desde o momento da colheita, durante a secagem, no procedimento de armazenagem, na comercialização e na industrialização para a produção de alimentos para consumo humano e animal. ”Os produtos agrícolas são todos comercializados em peso, portanto conhecer o teor de umidade dos grãos em cada uma das fases citadas acima é necessário e de fundamental importância”, explicou Kaufmann.

O mais recente lançamento da linha, o G2000, será o grande destaque na feira. Kaufmann explica: “O modelo G2000, aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), é um medidor de umidade de grãos para uso em transações comerciais. É uma versão evoluída do modelo anterior, o G1000 também aprovado pelo Inmetro, pois permite a comunicação com periféricos. É fácil de operar e fornece a leitura da umidade em poucos segundos, com alta precisão e repetitividade. O teclado é simples, com apenas cinco teclas. O medidor não exige que o usuário faça um treinamento mais complexo e é possível estabelecer uma configuração personalizada para que forneça os resultados com agilidade, apresentando três tipos de interfaces para conectividade direta com sistemas de supervisão e aquisição de dados em processos de automação e controle, e tem portas de comunicação dos tipos RS232C, USB e Bluetooth®, por onde é possível exportar os dados coletados para um computador das medições realizadas pelo equipamento, com total segurança e inviolabilidade. Cada medição tem uma assinatura digital exclusiva, que garante sua autenticidade e originalidade”.

O modelo conta com a tecnologia IoT, que permite que as curvas de calibração, controladas pelo Inmetro, sejam atualizadas pelo próprio usuário, utilizando de forma simples e rápida um programa gratuito disponível na Internet. Contudo, não exige que o usuário faça um treinamento mais complexo e é possível criar uma configuração personalizada para que forneça os resultados com agilidade.
Segundo Kaufmann, o  aparelho é gerenciado por um microprocessador tipo ARM Cortex de última geração, pelo qual comanda três dispositivos: o sistema de pesagem automática, que mede o peso exato da amostra; o termômetro digital, que indica a temperatura da amostra e do instrumento; e um capacímetro, que determina o teor de umidade do produto.

Ao longo dos cinco dias da feira, além do G 2000 e do G1000, estará exposta toda a linha de medidores e em especial os modelos G610i, G650i, G810, G939 e CA50, além da  sonda a vácuo portátil modelo SAV2000 e os demais itens para controle de qualidade e classificação de grãos e sementes, além de kit de medição e quarteador Johnes e do divisor de amostras multicanais.

Exposição dos medidores G610i e G650i

Também será apresentado o G610i, que possuí alta tecnologia do controle de colheita em campo, secagem e armazenagem. “É um aparelho que mede o teor de umidade dos grãos por meio de um funcionamento 100% digital, sendo, hoje, o determinador de umidade mais utilizado entre os cafeicultores”, esclarece o diretor comercial da Gehaka.

O equipamento ainda dispõe de uma balança digital, o que torna mais ágil e exata a pesagem da amostra, resultando em medições mais precisas e confiáveis.

De acordo com Kaufmann, dentre as principais características, está a facilidade do uso, pois guia o produtor, passo a passo de como realizar a medida. É um equipamento portátil que funciona com bateria de 9 Volts ou ligado à rede de energia elétrica. “Mesmo sendo um simples medidor tem a mesma seleção de curvas de calibração, para cada tipo de grão, obedecendo às normas estabelecidas pelo Inmetro para os instrumentos mais sofisticados”, afirma.

Outro produto disponível  no evento será o G650i, que, de acordo com a empresa, tem a vantagem de ser um equipamento que trabalha com precisão e facilidade de uso, além de dispor de uma durabilidade, o que o torna uma boa opção dentre os medidores portáteis para uso na classificação em campo.

O modelo é o único que reúne em um só equipamento o medidor de umidade e uma balança eletrônica independente. Com isso, realiza com precisão a medição da umidade e os cálculos de impurezas e defeitos dos grãos. Com ele também é possível medir o PH (Peso Hectolitro) dos grãos. 

Segundo a Gehaka, o G650i pode transferir para impressora ou computador os dados armazenados. O instrumento é indicado para o campo, recebimento e expedição de grãos, secador e especialmente para compras Fob, e possui exclusivo sistema de auto-calibração que reajusta o equipamento antes de cada medida. 


Serviço:
26º AGRISHOW  
De 29 de abril a 03 de maio
Das 08 às 18 hs
Ribeirão Preto – SP
Estande nº F017