Safrinha: o que você precisa saber

Home > Novidades > Blog

A safrinha tem uma importância econômica alta na produção de grãos. É graças à alta tecnologia aplicada na safrinha que as produções são cada vez maiores e ajudam a engrossar os números recordes de produção de grãos. Hoje, a principal cultura plantada na safrinha é o milho, mas outros grãos vêm ganhando destaque como sorgo e girassol.

Antes de tudo é preciso compreender a diferença entre Safra e Safrinha. A safrinha corresponde ao cultivo realizado logo após a safra, em condições de sequeiro, ou seja, uma plantação em solo firme. Já a safra é o período em que o produtor investe seus recursos na esperança de uma maior produtividade devido às condições climáticas, ou seja, com a chegada das chuvas. Porém, o período de safra varia de acordo com cada cultura. Geralmente, a safra começa no mês de outubro e segue por novembro e dezembro. No caso do milho, por exemplo, a safra se inicia em outubro e vai até dezembro. Já para o café, a safra que também se inicia em outubro só termina em julho/agosto.

Da mesma forma que existem plantações que garantem sucesso na safrinha, existem algumas culturas que não são recomendadas a serem cultivadas neste momento, como por exemplo a soja, que devido ao vazio sanitário só pode ser plantada até dezembro do ano anterior. Neste momento, a má distribuição das chuvas pode ocasionar em perda de produtividade. Além disso, mesmo na safrinha, a classificação dos grãos ainda segue os mesmos padrões de classificação impostos pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), e o uso de medidores homologados na comercialização de grãos se faz necessário.

A Gehaka oferece uma série de produtos para o campo. Equipamentos de classificação, como os Quarteadores, Caladores e Balança BK 5002 agri são essenciais para o desenvolvimento dos produtores, além da nossa linha completa de medidores portáteis e para recebimento de grãos. Entre em contato conosco para mais informações.