Riscos da Medição Incorreta do Ponto de Fusão

Home > Novidades > Blog

A medida do ponto de fusão de uma matéria prima ou ativo na indústria farmacêutica é de extrema importância na determinação da pureza dos compostos utilizados na formulação de medicamentos. O valor da medida é considerado quando um cristal ou uma certa substância começa a se fundir (início), até seu ponto final de fusão (fim). 

Esse processo de determinação é uma forma precisa de identificar as impurezas, pois quanto menor o intervalo entre o início da fusão e o final da fusão; mais pura é a substância; por outro lado se esse intervalo for superior por exemplo a 1°C há o risco de a substância ou ativo estar contaminado com compostos indesejáveis.

A presença de impureza modifica a relação entre partículas da estrutura do material, sendo capaz de influenciar os pontos iniciais e finais da fusão. 

Outro benefício da medida do ponto de fusão é a possibilidade de identificar um material sem o uso de uma tecnologia sofisticada e de forma rápida; visto que essa medida é praticamente uma identidade do material que está sendo testado.

Para realizar esse processo com eficácia, é adequado o uso de um medidor de fusão devidamente ajustado.

 

Com a inovação e tecnologia a nosso favor, a Gehaka oferece o Medidor de Ponto de Fusão, que atende todos os requisitos da Farmacopeia, obtendo operações simples e rápidas, e emitindo relatórios completos.  

Entre em contato e saiba mais sobre nossas soluções!