Qual a influência da purificação da água nos processos farmacêuticos

Home > Novidades > Blog

Saiba por que a água tem importância fundamental para indústria farmacêutica
 
A água é essencial para todos, em qualquer setor, e para a indústria farmacêutica não é diferente, sendo mais que necessário. Esse elemento pode ser utilizado como veículo em formulações, participar de processos de limpeza de materiais, entre outras utilidades, por isso, sua composição exige uma análise e atenção maior.
Por ser de fácil acesso, principalmente no Brasil; através de poços; coletas superficiais ou até mesmo pela rede pública; a água pode carregar substâncias que comprometem a qualidade dos medicamentos, composições e até mesmo a vida útil dos sistemas de tratamento. Uma forma de evitar essa contaminação é realizando o processo de purificação, sendo feito baseado na eliminação de impurezas físico-químicas, biológicas e microbianas até se obter níveis aprovados pelas autoridades sanitárias.
A indústria farmacêutica requer ausência de quaisquer micro-organismos, cloro e níveis reduzidos de outras substâncias na água, por exemplo, cálcio, ferro, magnésio, entre outros. Por isso, águas de abastecimento público (tratada com cloro) não costumam atingir esse grau de desinfecção requerido. Para isso, utilizam-se a água pura ou ultrapura, que passam por processos que as tornem apta para cada necessidade dentro de parâmetros e normas, que precisam ser seguidos corretamente para garantir qualidade.
Para cada segmento ou aplicação em que a água for utilizada, é obrigatório cumprir exigências e analisar sua qualidade e o nível de certificação. Caso contrário, o uso de uma água de nível inferior afeta os resultados e pode até mesmo colocar em risco a vida das pessoas.
Atualmente há diversas tecnologias que são capazes de remover as impurezas da água e contaminantes de acordo com os níveis exigidos para cada aplicação, com o intuito de atingir a qualidade necessária. 
A Gehaka oferece diversos equipamentos para obter o nível de purificação da água de acordo com a necessidade de cada segmento, entre eles, está a Central de Purificação de Água PW/WFI, equipamento composto pelas tecnologias mais avançadas do mercado. 
Essa solução, por exemplo, atende todas as determinações e recomendações da ANVISA nos quesitos de produção de água para fabricação de medicamentos e lavagem de máquinas.