Milho Safrinha 2021

Home > Novidades > Blog

 

Safra e safrinha são termos que se referem à época do ano agrícola em que será realizado o plantio, principalmente quando falamos das culturas de ciclo anual.

A safra diz respeito ao cultivo realizado logo após o retorno das chuvas, ou seja, uma época de condições extremamente favoráveis ao cultivo, no caso do milho é de outubro a dezembro.  

Já a safrinha acontece logo após a colheita da safra e seu nome fazia referência às menores produtividades observadas nessa época, devido principalmente às condições climáticas menos favoráveis.

Entretanto, nos últimos anos isso mudou e a produtividade da safra e da safrinha se igualou. Segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a safrinha de milho 2019/20 foi de 75 milhões de toneladas e a expectativa é que a safrinha 2020/21 seja ainda maior.

O milho safrinha tem se tornado cada vez mais uma excelente oportunidade para os produtores brasileiros, e isso é devido aos manejos muito bem planejados e executados, com produtos certeiros que ajudam neste momento, como os medidores de umidade da Gehaka, cujo objetivo é de acompanhar e controlar as fases da colheita, secagem e armazenagem.

Neste ano, as estimativas estão atingindo 82,64 milhões de toneladas do grão, sendo 10,18% superior ao observado no mesmo período do ano anterior. Caso o cenário se mantenha, a produção total de milho na safra 2020/21 pode chegar próximo de 110 milhões de toneladas. E a maior parte dessa produção total dependerá do milho safrinha.