MEDIÇÃO DE UMIDADE DE GRÃOS: O mais moderno medidor de umidade para o seu café.

Home > Novidades > Blog

O teor de umidade do grão é um fator muito importante dentro da classificação de grãos de café. Com isso, é de extrema importância que o cafeicultor saiba o momento certo de fazer a colheita e ponto ideal de seca.

Para preservar a qualidade do café, é desejável que a umidade atinja padrões em torno de 11%, conforme instruções do departamento técnico da cooperativa.

Por exemplo, grãos com umidade superior a 12% além de sofrerem descontos em R$, quando partidos e/ou trincado tornam-se portas de entrada para patógenos que deterioram a qualidade e colocam em risco a segurança alimentar dos consumidores. Já os que tem a umidade inferior a 11% podem resultar em maior sensibilidade à quebra dos grãos resultando em perdas de sacas ao final da colheita.

A umidade é o item que tem o maior impacto na precificação em termos de qualidade e peso.

Tratando-se de medidores para produtores de café, a Gehaka oferece o G610i, que possui uma alta tecnologia para controle das colheitas no campo, secagem e armazenagem dos grãos, com termômetro duplo, não se faz necessário aquecer o equipamento para a primeira medição do dia durante o inverno, possui balança digital incorporada, tornando a passagem da amostra mais ágil e exata, e traz resultados confiáveis. Além de garantir um melhor controle da safra.