Cuidados com o uso da balança

Home > Novidades > Blog

Para atender adequadamente às necessidades dos profissionais, as balanças requerem atenção especial em sua utilização. E sendo um instrumento altamente preciso, os resultados são ainda melhores quando a balança é utilizada corretamente.

Confira algumas dicas para garantir o melhor funcionamento desse produto. 

Um dos principais cuidados é com relação ao nivelamento. A balança irá apresentar seu melhor desempenho se estiver nivelada corretamente. O Nível da balança possui limites, portanto, observe a qualidade da mesa em que a balança está sendo instalada.

É importante evitar as vibrações excessivas para que não interfiram no processo de pesagem. Sejam elas geradas por máquinas ou equipamentos no ambiente, carros e empilhadeiras próximas ou mesmo relacionadas com o movimento das pessoas ao redor da balança.

Outro aspecto capaz de interferir na balança é a temperatura do ambiente. A incidência da luz solar diretamente sobre a balança ou exposição a variações bruscas de temperatura, como com um ar-condicionado devem ser evitados.

A incidência de corrente de ar no prato da balança pode criar instabilidades na leitura. Os corredores, passagens, janelas, ventiladores, ar-condicionado direcionados para a balança e capelas de exaustão devem ser evitados.

A presença de materiais magnéticos próximos à balança também pode causar instabilidades na leitura, por isso, é importante manter esse tipo de material o mais distante possível.

Por fim, a atenção às cargas eletroestáticas, pois elas podem gerar erro ou instabilidade na leitura, atraindo o prato ou o material que está sendo pesado. Ambientes com baixa umidade tendem a gerar mais eletricidade estática, o que pode afetar diretamente a leitura da balança.

Conheça nossa linha completa de balanças e outras soluções.