Medidores de umidade de grãos da Gehaka passam por rigorosos ensaios de verificação inicial

Home > Novidades > Blog

Os medidores de umidade utilizados em transações comerciais de grãos, que são controlados pelo Inmetro de acordo com o regulamento técnico metrológico da Portaria nº 402/2013, são submetidos a um rigoroso do processo de verificação inicial, antes de serem disponibilizados ao mercado.

Individualmente os instrumentos são verificados, através de ensaios práticos realizados diretamente na fábrica, por metrologistas do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo - IPEM-SP, que utilizam amostras de diversos grãos, com teores de umidade na faixa de 10% a 18%.

A diferença entre as médias das medições dos equipamentos novos em testes comparativos com o padrão de referência não pode ser superior à 0,20%.

Uma vez aprovado cada medidor de umidade recebe um certificado de verificação devidamente numerado e identificado como o exemplo abaixo:

A Gehaka se orgulha de ter conquistado, com o modelo G1000, a posição de primeira empresa no Brasil a obter aprovação do Inmetro.

Em breve outros modelos fabricados pela Gehaka, também aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, estarão disponíveis para os nossos clientes.