Gehaka entrega projeto de sistema de água PW para indústria farmacêutica

Home > Novidades > Blog

Nesta semana, a Gehaka recebeu a visita de um importante cliente da indústria farmacêutica e realizou o FAT (teste de aceitação de fábrica).

O teste foi executado com êxito e acompanhado por um supervisor e auditor de qualidade da empresa, que visitou a Gehaka para cumprir essa tarefa e aprovar o projeto.

Esse será o primeiro sistema de água PW instalado pela Gehaka na região do DAIA, maior polo farmacêutico do país.

O equipamento oferece, além das tecnologias de osmose e eletrodeionização com sanitização térmica, automação que atende integralmente a norma 21 CFR Part 11 do FDA.

 

DESCRITIVO DO GERADOR DE ÁGUA FARMACÊUTICA

O sistema EDI UF HS 500 L/H PW tem como objetivo gerar água purificada a partir de água potável, atendendo às especificações da Anvisa.

Etapas de purificação:

  1. A água potável é coletada no reservatório de entrada.

  2. O fluxo é dirigido através da bomba para o conjunto de filtros, cuja função é reter partículas sólidas em suspenção e eliminar o cloro adicionado pelas redes de distribuição. Um sensor de condutividade monitora a concentração de sais dissolvidos na água de entrada.

  3. Em seguida, um conjunto de vasos com membranas de osmose reversa divide o fluxo em duas linhas:

  1. Em seguida, há um conjunto de polimento final, denominado gerador PW, montado em um segundo skid, que também mantém a água purificada em recirculação. Inicialmente, há o módulo de luz ultravioleta com dupla ação, que, além de controlar  o crescimento microbiológico, também oxida as  eventuais contaminações orgânicas. 

  2. Finalizando o processo, há o conjunto de membranas para retenção de microrganismos e endotoxinas. No sentido de mitigarmos os riscos, os vasos foram dispostos de forma redundante, duplo passo. A limpeza das membranas de duplo passo é feita por meio do descarte periódico a cada início de ciclo. A assepsia de toda a linha, inclusive a distribuição, é feita através do conjunto de dois termômetros e quatro resistências elétricas cuja finalidade é a desinfecção térmica do sistema por meio da recirculação da própria água purificada aquecida a temperaturas entre 70 e 80 graus centígrados.

  3. A qualidade química da água purificada é assegurada através do monitoramento em linha da condutividade e do total de carbono orgânico (TOC). Caso o máximo programado para um desses parâmetros seja excedido, um alarme é disparado pelas torres luminosas e o serviço aos usuários é automaticamente bloqueado.