Expectativas para a safra de Inverno: 2021 – Trigo e Aveia

Home > Novidades > Blog

A safra de inverno é de extrema importância, tanto por sua história, quanto pelo seu impacto na produção de grãos para a alimentação humana. Cereais como trigo, aveia e cevada estão presentes na alimentação de boa parte da população brasileira, e sua cadeia de produção traz impactos econômicos para os produtores desses cereais. Neste ano, sua estimativa é bem significativa, esperando uma produção total de aveia branca, cevada e trigo de 3.762.758 toneladas, no Rio Grande do Sul, representando um aumento de 32,5% em relação à safra do ano passado.

Esta estimativa positiva é devido aos principais grãos de inverno, que foram cultivados em aproximadamente 1,49 milhão de hectares, significando um aumento de 10,8% na área plantada em relação a 2020.  Como de costume, o trigo é o principal produto do período, tendo uma expectativa de que chegue até 2,9 milhões de toneladas. Mas, da mesma forma que o trigo, as demais culturas de inverno são de variações positivas em comparação ao ano passado. Espera-se que o cultivo da cevada produza 25,3% a mais, indo para 116,6 mil toneladas. Assim como a aveia deve ter um crescimento de 17,9% maior, com uma produção em média de 718 mil toneladas.

Uma análise feita por Flávio Varone, meteorologista da Secretaria de Agricultura, mostra que as massas de ar frio que vem chegando devem ser benéficas para o plantio, isso porque, no mês de maio, houve alguns volumes de chuva e temperaturas baixas, favorecendo uma boa umidade no solo. 

Já em Santa Catarina, a produção de trigo deve chegar a 276.158t na safra 2021/22, obtendo um aumento de 55% comparado a 2020.  Também produzindo 53.697t de aveia, uma diferença de 24% em relação ao ciclo anterior, sendo especialmente usada para a formação de pastagem de inverno, utilizado na pecuária de corte e de leite, uma das grandes importâncias econômicas do estado. Segundo a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, a safra de trigo vai avançar 36% neste ciclo no país, passando de 6.942,1 milhões de toneladas para 8.480,2 milhões de toneladas. 

Esses bons resultados da safra são frutos da utilização de tecnologias implantadas nas lavouras e uso de equipamentos de alta qualidade no pós-colheita, agregando maior valor à produção. Conforme a tecnologia tem chegado, ela vem trazendo dados concretos, e consequentemente, maior segurança.  Por isso, a Gehaka oferece soluções com alto padrão de qualidade, reunindo características que trazem precisão na medição de umidade de grãos, como os medidores aprovados pelo INMETRO G1000 e G2000, que com uma simples operação e sem dependência do operador, fornece uma leitura precisa em poucos segundos.