UFV troca equipamentos para economizar água e energia

Home > Novidades > Blog

 A Universidade Federal de Viçosa (UFV) implantou mais uma medida visando o consumo consciente de água e energia elétrica. No início deste ano letivo, foram instalados 38 purificadores de água em 14 unidades no campus da Zona da Mata em substituição aos destiladores. Os novos equipamentos permitem economia de 95%, segundo a instituição.


A medida ganha relevância diante do risco de restrições no abastecimento. A Prefeitura de Viçosa informou que a represa que abastece grande parte da cidade opera em 85,3% da capacidade.


Diante disso, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) já avalia uma possível redução no volume de captação, com consequente racionamento no fornecimento de água. O assunto será discutido em uma reunião da Comissão Permanente de Enfrentamento à Crise Hídrica na próxima semana.


Economia e conscientização


A substituição foi apontada em levantamentos e estudos realizados em 2014 pela administração, equipe técnica e os responsáveis pelos laboratórios da instituição. Segundo a Divisão de Água e Esgoto, a substituição irá gerar, por mês, uma economia de 13 megawatts por hora de energia elétrica e 700 metros cúbicos de água, o que corresponde a 2% do consumo mensal de água tratada na UFV e 1% da energia.


De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Sebastião Tavares de Rezende, o investimento nos equipamentos irá gerar benefícios a longo prazo. "Uma das medidas de enfrentamento ao racionamento determinou a substituição por equipamentos mais sustentáveis e o uso racional. Em comparação com os destiladores, os purificadores permitem uma redução de 95% do consumo de água e energia", afirmou.

O pró-reitor explicou que os destiladores, embora mais baratos, gastam mais porque possuem uma resistência muito potente para passar horas, se for o caso, purificando a água por meio de aquecimento, vaporização e condensamento.
"Por se tratar de uma nova tecnologia, os purificadores são mais caros, mas compensam a longo prazo. A gente sai de um sistema que é de implantação barata, mas de custo elevado, por causa do consumo e desperdício. Foram investidos mais de R$ 300 mil em aquisição e implantação dos aparelhos, incluindo os próximos a serem instalados e ainda as peças de manutenção para os próximos dois anos", detalhou.


No caso dos purificadores, além de estancar o desperdício de água e de energia, mostra que praticamos ações sustentáveis. Isso se torna algo pedagógico e multiplicador porque incentiva todos a participar desta mobilização"
Sebastião Tavares de Rezende, pró-reitor de Planejamento e Orçamento.

Os equipamentos foram instalados primeiramente nos laboratórios dos departamentos de Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Fitotecnia e Zootecnia do campus Viçosa "A primeira etapa foi na sede, onde temos os alojamentos com 1.400 alunos e as áreas experimentais que ficam dentro do campo que impactam no uso significativo de água. A empresa esperou o período começar para realizar a instalação de todos de uma só vez e os primeiros testes", explicou.


No entanto, o pró-reitor destacou que nenhuma medida será eficaz se não houver a consciência do uso pela comunidade acadêmica. "Colocamos em prática um conjunto de medidas, mas nenhuma resolve integralmente o problema. No caso dos purificadores, além de estancar o desperdício de água e de energia, mostra que praticamos ações sustentáveis. Isso se torna algo pedagógico e multiplicador porque incentiva todos a participarem desta mobilização", analisou.


O próximo passo da UFV é instalar os novos equipamentos nos campi de Florestal e Rio Paranaíba. A mudança aguarda apenas o levantamento das demandas nas unidades pela equipe da Divisão de Água e Esgoto da instituição.

Fonte: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/04/ufv-troca-equipamentos-para-economizar-agua-e-energia.html

20/04/2016 12h43 - Atualizado em 20/04/2016 12h43